El Peripatético

Libertad e intuición

Wednesday, November 15, 2006

Fascismo à Brasilieira

Uno se encuentra de todo en la red, solo hay que dar un saltito para perderse en la maraña. Hoy llego casualmente a la pagina del movimiento integralista (tócate los huevos) brasileño. Estos mendrugos nos muestran su doctrina, vida y obras en una página con reducido gusto estético. Básicamente son un movimiento fascista de la década de los treinta a lo tropical. Como muestra, dejo parte de sus principios y padre fundador... simplemente un documento para los que gusten estos exostismos:
I) - O Integralismo compreende o Mundo de um modo total, e pretende construir a Sociedade, segundo a hierarquia de seus valores espirituais e materiais, de acordo com as leis que regem os seus movimentos e sob a dependência da realidade primordial, absoluta e suprema, que é Deus.
XVI) - O Integralismo, visando promover o aperfeiçoamento moral e espiritual da Nação, declara-se pelo espiritualismo contra todas as correntes materialistas de pensamento e de ação, que acobertadas pelo liberalismo, vêm exercendo a sua obra nefasta de desintegração de todas as forças vivas da Pátria.
XXI) - Uma vez organizado o Estado Integral, este não poderá permitir que se formem, fora do seu círculo de ação, quaisquer forças de ordem político-soc
ial ou econômica que o possam ameaçar; nestas esferas da vida nacional, tudo deve ser controlado e orientado pelo Estado Integral.
XXII) - O Integralismo quer a direção da economia nacional pelo governo, evitando que o agiotarismo depaupere as forças da produção, que o trabalho seja reduzido a uma simples mercadoria, sujeita à lei da oferta e da procura; que o intermediário asfixie o produtor e esmague o consumidor; que o capitalismo internacional os escravize, cada vez mais, aos grupos financeiros de Londres e Nova Iorque, não transferindo, como faz o Estado liberal democrático, a soberania econômica da Nação ao capitalismo burguês que permite a orgia dos “trustes”, “cartéis”, “monopólios”, espoliações de toda a sorte, através dos juros onerosos, do jogo da bolsa, das manobras com as quais o capitalismo atenta contra o princípio da propriedade. Essa atitude do Estado Integralista não se deve confundir com o absurdo do comunismo em que o governo se torna o único proprietário, o único capitalista, o único patrão

Gracias a dios a estos los conocen y escuchan cuatro (y el de la guitarra) lo sorprendente es comprobar algunos de los políticos como el nuevo presidente de la camara de representases en Brasilia proponen proyectos de ley como estos (ver listado completo):

PL-4681/2001: Estabelece a obrigatoriedade da dublagem em português, feita em território nacional, para filmes estrangeiros a serem exibidos na televisão.
PL-2867/2000: Proíbe a utilização de sistema de catraca eletrônica nos veículos de transporte coletivo de passageiros.
PL-4502/1994: Proíbe a adoção, pelos órgãos públicos, de inovação tecnológica poupadora de mão-de-obra.
PL-1676/1999: Dispõe sobre a promoção, a proteção, a defesa e o uso da língua portuguesa, proibindo o uso de estrangeirismos na língua pátria

¡Que indigestión virgencita!
P.S.: En nuestra piel de toro la cosa esta mas fea, tipos como sabino arana siguen teniendo calles y sus herederos continuan a la grupa del fascismo iberico decimononico.

0 Comentarios:

Post a Comment

<< Home